top of page

O faturamento da sua empresa caiu? Talvez seja a hora de reduzir a temperatura do ar condicionado, m


Você acredita em coincidência? E em fada do dente, coelho da páscoa? Eu também não. Acredito em probabilidades, causalidades, correlações e etc.

Dê uma olhada no gráfico acima e me diga o que você vê. Aparentemente, mostra três números que estão relacionados nos países em questão, certo? Mas o que seriam estes números?

O primeiro, em verde, foi coletado do site Statista (http://www.statista.com/chart/3902/irish-households-lost-the-most-in-the-financial-crisis/), que mostra quão bem a renda das famílias europeias resistiu à crise econômica que se iniciou em 2009.

O segundo, em vermelho, mostra o nível de produtividade dos trabalhadores nestes mesmos países. Aparentemente, com exceção da Irlanda, que passou por processo de rápido crescimento baseado em aumento da dívida pública, existe uma correlação entre o nível de produtividade do trabalhador e a resiliência da economia perante a crise. Talvez nenhuma surpresa nestes números estarem correlacionados, certo?

Mas o terceiro, em cinza, é realmente interessante. Ele mostra quão frio é o país! E, aparentemente, quanto mais frio é o país, mais produtivo é o trabalhador e mais imune a uma crise o país se mostra!

Será mesmo que a temperatura pode realmente influenciar o desempenho econômico de um país ou de uma empresa? Será que, por isso, apesar da humanidade ter se originado na África foi a Europa quem a colonizou e não vice-versa?

Como a história tem mostrado, a única vantagem competitiva sustentável de uma empresa ou um país é a capacidade dos seus colaboradores de gerarem riqueza através da produtividade. Bens de capital, acesso a recursos naturais, patentes e relacionamentos comerciais são todos bens passageiros, que se não forem usados para aumentar a produtividade das pessoas, se extinguirão e, com eles, a empresa ou o país. Países podem ser dizimados por guerras (Alemanha, Holanda, Bélgica, etc.), mas a produtividade da sua população irá reconduzir o país ao seu nível anterior em breve.

O Planejamento Estratégico de uma empresa permite que seus colaboradores direcionem esforços para levar a empresa onde ela será mais produtiva. E parte deste planejamento, talvez a mais importante, foca em capacitar e dar condições para que os colaboradores da empresa consigam gerar o melhor que podem gerar. Inclusive, através de um ambiente de trabalho com a temperatura ideal.

Pensamento polêmico de última hora: será que é esta a razão de (muitos) estudos demonstrarem que as mulheres sentem mais frio e (alguns, veja aqui) estudos demonstrarem que as mulheres sob as mesmas condições familiares (solteiras sem filhos) são mais produtivas que os homens no trabalho?

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page