O faturamento da sua empresa caiu? Talvez seja a hora de reduzir a temperatura do ar condicionado, m


Você acredita em coincidência? E em fada do dente, coelho da páscoa? Eu também não. Acredito em probabilidades, causalidades, correlações e etc.

Dê uma olhada no gráfico acima e me diga o que você vê. Aparentemente, mostra três números que estão relacionados nos países em questão, certo? Mas o que seriam estes números?

O primeiro, em verde, foi coletado do site Statista (http://www.statista.com/chart/3902/irish-households-lost-the-most-in-the-financial-crisis/), que mostra quão bem a renda das famílias europeias resistiu à crise econômica que se iniciou em 2009.

O segundo, em vermelho, mostra o nível de produtividade dos trabalhadores nestes mesmos países. Aparentemente, com exceção da Irlanda, que passou por processo de rápido crescimento baseado em aumento da dívida pública, existe uma correlação entre o nível de produtividade do trabalhador e a resiliência da economia perante a crise. Talvez nenhuma surpresa nestes números estarem correlacionados, certo?

Mas o terceiro, em cinza, é realmente interessante. Ele mostra quão frio é o país! E, aparentemente, quanto mais frio é o país, mais produtivo é o trabalhador e mais imune a uma crise o país se mostra!

Será mesmo que a temperatura pode realmente influenciar o desempenho econômico de um país ou de uma empresa? Será que, por isso, apesar da humanidade ter se originado na África foi a Europa quem a colonizou e não vice-versa?

Como a história tem mostrado, a única vantagem competitiva sustentável de uma empresa ou um país é a capacidade dos seus colaboradores de gerarem riqueza através da produtividade. Bens de capital, acesso a recursos naturais, patentes e relacionamentos comerciais são todos bens passageiros, que se não forem usados para aumentar a produtividade das pessoas, se extinguirão e, com eles, a empresa ou o país. Países podem ser dizimados por guerras (Alemanha, Holanda, Bélgica, etc.), mas a produtividade da sua população irá reconduzir o país ao seu nível anterior em breve.

O Planejamento Estratégico de uma empresa permite que seus colaboradores direcionem esforços para levar a empresa onde ela será mais produtiva. E parte deste planejamento, talvez a mais importante, foca em capacitar e dar condições para que os colaboradores da empresa consigam gerar o melhor que podem gerar. Inclusive, através de um ambiente de trabalho com a temperatura ideal.

Pensamento polêmico de última hora: será que é esta a razão de (muitos) estudos demonstrarem que as mulheres sentem mais frio e (alguns, veja aqui) estudos demonstrarem que as mulheres sob as mesmas condições familiares (solteiras sem filhos) são mais produtivas que os homens no trabalho?

#Faturamento #Produtividade #CondiçõesdeTrabalho #ClimaOrganizacional

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2014 por Accretio

contato@accretio.com.br

31-993371868

31-991339169