top of page

Quatro a zero para a Alemanha


Não é novidade que um dos maiores problemas no mercado brasileiro hoje é a baixa produtividade. Estamos perdendo de 4 a 0 para a Alemanha, e de 5 a 0 para os EUA em termos de produtividade. Isso quer dizer que, com os mesmos recursos, a Alemanha consegue produzir 4 vezes mais que nós, por exemplo.

O site KNOTE.com publicou em 2014 uma reportagem mostrando porque os alemães são uma potência industrial e, mesmo trabalhando em média 35 horas semanais, com 24 dias úteis de férias pagas por ano, conseguem um alto nível de produtividade.

Quais são os principais motivos para isso?

1) Horas de trabalho significam horas de trabalho. Ou seja, não existe olhadinha no Facebook, conversinha no Whatsapp, cafezinho com o colega de trabalho. Sim, eles são chatos. Ou você acha que a produtividade não tem preço?

2) Orientação por metas, comunicação direta. Nada de começar reuniões perguntando se o colega melhorou do resfriado, nada de procurar as melhores palavras para não magoar o colega na hora de solicitar algo importante. O trabalho ficou ruim? É necessário que algo esteja pronto hoje à tarde? Eles vão direto ao ponto.

3) Existe vida fora do trabalho. Da mesma forma que os alemães estão focados em produtividade durante o trabalho, as horas de lazer são realmente tratadas como tal. Devido à atmosfera formal durante o trabalho, não há clima para sair com colegas da firma após o expediente, por isso a separação trabalho/vida privada é levada a sério. Segundo o KNOTE.com, normalmente o alemães frequentam comunidades de interesses comuns (esportes, música, etc.). Ou seja, eles podem até ser chatos no trabalho, mas sabem viver a vida fora dele.

Certamente esses não são os únicos motivos que os fazem ser produtivos. Existe uma cultura que os fazem ser assim. Cultura não é algo que conseguimos mudar de uma hora para outra. No Brasil, um país cujo DNA do povo é ser relacional, a comunicação direta é ofensiva, trabalhar sem um momento de conversa é visto como tortura para muitos. Mas quem sabe não é possível adaptar alguns padrões para não perdermos de tanto?

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page